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Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

Modalidade Licenciatura

Os objetivos gerais na formação de um profissional da Química que irá atuar na área de ensino da Educação Básica devem estar fundamentados nos objetivos gerais, expresso nos Artigo 35, incisos I a IV e no Artigo 43 da LDB 9394/96. O conhecimento da Química como Ciência, desenvolvido ao longo do Ensino Médio, apresentado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), “O aprendizado de Química, pelos alunos de Ensino Médio implica que eles compreendam as transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada e assim possam julgar com fundamentos as informações advindas da tradição cultural, da mídia e da própria escola e tomar decisões autonomamente, enquanto indivíduos e cidadãos” (PCN, 2002, pág.240), indicam um ensino por parte do futuro professor que conduza o aprendizado da Química de maneira que conduza aos alunos a desenvolverem habilidades e competências a nível de representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural.

O Curso de Licenciatura em Química tem por objetivos à formação de um profissional da Química que tenha conhecimentos sólidos dessa Ciência com habilidades e competências como educador, para atuar na área do ensino da Química.

Propõe-se à formação de um profissional na área da Química na Educação Básica, que possa contribuir para um Ensino de Química o qual esteja apto a:

- Desenvolver uma ação didática que esteja fundamentada em sólidos conhecimentos químicos, filosóficos, históricos, sociológicos, psicológicos, pedagógicos e não somente em um conhecimento de senso comum ou empírico;

- Desenvolver projetos na área do ensino da Química que permitam estruturar conteúdos e experiências para o Ensino dessa Ciência,

- Promover a disseminação da cultura científica e tecnológica através de ações que permitam a divulgação do conhecimento científico em diferentes camadas sociais;

- Desenvolver uma prática pedagógica inovadora e contextualizada com as necessidades maiores da sociedade;

- Difundir o Ensino de Química à realidade e às necessidades sociais;

- Mostrar com clareza o papel da Química no mundo contemporâneo, convertendo o ensino da mesma em espaço de formação cultural e de formação para a cidadania; e

- Usar do bom senso nas decisões sobre currículos, estratégias de ensino e práticas pedagógicas adotadas em sala de aula.

O perfil profissional do professor formado em Química deverá ser delineado ao longo da sua formação durante o curso, onde um conjunto de competências e habilidades deverão ser desenvolvidas para sua atuação profissional como educador na Educação Básica. Sua formação deverá estar fundamentada no conhecimento humanístico e um sólido conhecimento dos conteúdos que abrangem as diversas áreas da Química. O curso de licenciatura em Química deverá preparar o futuro professor para que tenha as competências e ou/habilidades:

No âmbito profissional

- Ter consciência da importância social da profissão como possibilidade de desenvolvimento social coletivo;

- Ter a capacidade de disseminar e utilizar o conhecimento químico para a comunidade;

- Atuar no ensino da Educação Básica, utilizando metodologia de ensino variada; contribuir para despertar o interesse científico e o desenvolvimento intelectual do educando;

- Organizar e utilizar laboratórios de Química;

- Escrever e analisar criticamente livros didáticos e paradidáticos e indicar bibliografia para o ensino da Química;

- Analisar e elaborar programas para a Educação Básica;

- Exercer a sua profissão com espírito dinâmico, criativo, na busca de novas alternativas educacionais, enfrentando como desafio as dificuldades do magistério;

- Conhecer criticamente os problemas educacionais brasileiros;

- Identificar no contexto da realidade escolar os fatores determinantes no processo educativo, tais como o contexto socioeconômico, política educacional, administração escolar e fatores específicos do processo ensino-aprendizagem de Química;

- Assumir conscientemente a tarefa educativa, cumprindo o papel social de preparar os alunos para o exercício consciente da cidadania;

No âmbito do ensino de Química

- Refletir de forma crítica a sua prática em sala de aula, identificando problemas de ensino e aprendizagem;

- Compreender e avaliar criticamente os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais, políticos e éticos relacionados às aplicações da Química na sociedade;

- Saber trabalhar em laboratório e saber usar a experimentação em Química como recurso didático;

- Possuir conhecimentos básicos no uso de computadores e sua aplicação em ensino de Química;

- Possuir conhecimentos dos procedimentos e normas de segurança no trabalho;

- Conhecer teorias psicopedagógicas que fundamentam o processo de ensino-aprendizagem, bem como os princípios de planejamento educacional;

- Conhecer os fundamentos, a natureza e as principais pesquisas de ensino de Química;

- Conhecer e vivenciar projetos e propostas curriculares de ensino de Química;

- Ter atitude favorável à incorporação, na sua prática, dos resultados da pesquisa educacional em ensino de Química, visando solucionar os problemas relacionados ao ensino-aprendizagem.

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